Em entrevista concedida ao Metropole Serviço desta quarta-feira (22), a advogada e professora Cristiana Santos discutiu acerca da regulamentação da Inteligência Artificial (IA) no Brasil e destacou as suas formas de aplicabilidade, chamando a atenção para as consequências de eventuais erros dessa tecnologia em áreas como o diagnóstico de doenças.
“O computador vem sendo preparado através de algoritmos, e esses algoritmos vão sendo usados e aperfeiçoados, no sentido de que ele [computador] comparando o seu exame com zilhões de exames anteriores que foram lançados dentro dele, identifique que o seu exame tem características comuns a esses zilhões e que, portanto, você tem chance grande de ter um câncer. E aí vem a questão: e se fizer errado nos dois planos? Tanto dizendo que é câncer o que não é câncer, como não identificando como câncer o que era câncer?”, questiona a advogada.
A professora ainda alerta sobre a questão da responsabilidade sobre o gerenciamento da IA. “A máquina responde um comando humano! A responsabilidade civil é de quem?”, finaliza.
Assista ao programa completo no vídeo!